linha top 1
Governo Federal
Universidade Federal de Roraima

Os alunos de graduação do Curso de Química da UFRR, por meio de auxílio financeiro ofertado pelo Pró-ciência, com recursos provenientes do  Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), participaram do XIV LASEAC – Simpósio Latino Americano de Química Analítica Ambiental realizado na cidade de Bento Gonçalves – RS.

 

Os mesmos estavam sobre a orientação da Professora Dra. Mirla Cidade, servidora vinculada ao Departamento de Química. Esses fazem parte do Grupo de Pesquisa Química Analítica Aplicada do Laboratório de Grãos & Águas da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Junto com eles, também estava presente o aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais – PRONAT, Leovergildo Rodrigues Farias.

Os alunos relatam que a ajuda financeira do Pró-ciência foi de suma importância para a suas participações do evento.

O XIV LASEAC, que aconteceu na cidade de Bento Gonçalves - RS, nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2019, foi composto pelos eventos Latin American Symposium on Environmental Analytical Chemistry (XIV LASEAC), Encontro Nacional de Química Ambiental (IX ENQAmb), Workshop em Avanços Recentes no Preparo de Amostras (XII WARPA) e II Seminário CORSAN de Pesquisa e Inovação.

O Simpósio Latinoamericano de Química Analítica Ambiental já foi organizado com sucesso em várias cidades e países da América Latina. Este evento caracteriza-se como um importante fórum para discussão dos avanços recentes nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental.

Neste evento, um dos mais importantes da área de química analítica e ambiental, estavam presentes renomados pesquisadores da área e é uma oportunidade singular participar de uma conferência de tão alto nível.

Os acadêmicos Rosivaldo Ferreira de Sousa, Rosana Ferreira de Sousa e Suzana Caetano Rodriges Gonçalves, apresentaram, na forma de painel, o trabalho intitulado: ‘‘Avaliação do efeito do papel na produtividade e na qualidade da chicória (eryngium foetidum)’’, ‘‘aplicação de um método eletroquímico alternativo, aliado a química verde, para tratamento de resíduos químicos de cobre gerados em laboratórios de ensino’’ e ‘‘avaliação dosdanos causados pela poluição antrópica na aréa de preservação permanente igarapé caranã, boa vista / rr’’ respectivamente.

arte na escola
ncontruir
itcpes